Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TPM, Como Lidar!



A TPM (Tensão Pré Menstrual) abrange vários sintomas físicos e psicológicos que podem se manifestar ao longo do ciclo menstrual. É comum mulheres que sofrem de TPM se tornarem agressivas, briguentas, zangadas e irritadiças (Pv 21.19). De acordo com estudos médicos, apenas 10% da população feminina que menstrua não sofrem de nenhum sintoma de TPM, os outros 90% lidam com sintomas que diferem em grau de intensidade.
Seria mesmo preferível viver sozinho, com fome e sede no meio de um deserto a viver com uma mulher que apresenta essas características? Alguns maridos acreditam que sim (Pv 12.4; 19.13; 21.9; 25.24). Se você sofre de sintomas intensos de TPM, entenda que se trata de um problema físico que deve ser tratado por um médico. a TPM severa pode causar problemas extremamente sérios como abuso dos filhos, conflitos conjugais, divórcio, depressão e suicídio.
Sem contar que isso trás se´rios problemas para dentro do casamento também, porque uma mulher nesse problema, tende ou a ficar emotiva demais ou agressiva, e nem muitos esposos compreende esse processo, é nessa hora que entra as desavenças, pois não conseguem juntos chegar há um denominador comum.
 Recomendo que você considere as seguintes dicas:
- Siga uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada, pobre em sal e rica em nutrientes naturais, oferece ao corpo os elementos certos para reduzir os sintomas, a retenção de líquidos, a fadiga e as cólicas. Mas nada de extremos: permita-se um mimo e compre 2 ou 3 bombons.
- Faça exercícios! Atividades aeróbicas aliviam o estresse e aumentam os níveis de endorfinas e outros hormônios com propriedades relaxantes. O efeito é melhor quando os exercícios são realizados regularmente, e não apenas quando aquele espírito homicida ameaça tomar conta do seu corpo.
- Largue esta praga chamada cigarro. Além de aumentar seu risco para uma infinidade de desgraças, o cigarro também acentua os sintomas da TPM.
- Converse com seu médico a respeito de suplementos naturais. O cálcio é capaz de reduzir os gases, a depressão e as dores em algumas mulheres. O magnésio é útil nos casos de TPM associada à enxaqueca, mas não deve ser utilizado por pessoas com problemas renais. A associação de magnésio com piridoxina (vitamina B6) pode ser empregada para reduzir a ansiedade associada a TPM. O Vitex (Vitex agnus castus) é um fitoterápico muito popular que reduz as dores nas mamas, as alterações de humor e a constipação intestinal na TPM.
- Mantenha um bom padrão de sono, diminuindo a quantidade de café e açúcar à noite. E nada de bebidas alcoólicas durante o período.
- Se você estiver no pequeno grupo de mulheres que se tornam inválidas durante a TPM, verifique com seu médico a possibilidade de utilizar medicamentos mais específicos para o problema. Eles existem e incluem antidepressivos, diuréticos e antiinflamatórios não-hormonais.
Procure um médico que possa ajudar você a cuidar de seu corpo, o templo do Senhor (2 Co 6.16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário