Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As Conseqüências das Crises Familiares

















Porque a toxicomania está sendo considerada o mal do século?  Em 1987 eu tive a oportunidade de dirigir uma instituição para recuperação de jovens toxicômanos. Foi uma experiência muito gratificante em, meu ministério.

A maioria dos jovens que ministrei naquela casa de recuperação não conseguiram administrar crises relacionados com seus pais, utilizando a droga como meio de fuga para resolver seus problemas  familiares.

Esses conflitos familiares que a princípio podem parecer normais (e o seriam se fossem encarados assim desde a tenra idade) podem gerar traumas, desavenças incompreensão, falta de diálogo, distanciamento entre os componentes da família, com as mais terríveis e inesperadas conseqüências.

As drogas têm sido uma forma de fuga da juventude de nossos dias, através das quais, grande parte busca esquecer ou confrontar seus problemas que, de uma ou outra forma, tiveram origem em um lar.(Os problemas familiares que não são resolvidos em casa causam o efeito cascata na maioria dos jovens.

Um estudo divulgado pelo The National Institutes  oh healt, Education & Behavior. Bruce Simons-Morton, um dos autores do estudo, disse que as companhias exercem a mais poderosa influência sobre os jovens com relação aos vícios. “Nas sexta, sétima ou oitava séries, os jovens têm nove vezes mais chance de fumar e cinco vezes mais chance de beber se tem dois ou mais amigos com esses hábitos”afirmou Simons-Morton, que estuda há anos questões sobre juventude e saúde.

O estudo também descobriu que a simples associação com fumantes ou pessoas que bebem exerce uma influência ainda mais forte do que se alguém oferece cigarro ou bebida para um adolescente. Os resultados do estudo estão baseados em dados coletados por uma investigação confidencial sobre fumo e bebida, realizado com 4,2 mil adolescentes de sexta e sétima séries.

Os autores do estudo disseram que os pais podem fazer várias coisas  para reduzir tais coisas para reduzir tal risco. É importante que os pais estejam envolvidos na vida de seus filhos, conhecer seus problemas, respeitar suas opiniões e ouvir suas idéias. (Gazeta do Povo 25 de Janeiro)

Violência doméstica
A violência doméstica tem preocupado os educadores, pois ela se acentua cada década. Desde o espancamento físico até as caras e bocas que marcam as agressões verbais que as vezes marcam mais do que uma violencia física.

A violência doméstica está sendo monitorada pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) um projeto dedicado a pais e filhos carentes, vítimas de desavenças familiares geradas por desemprego e alcoolismo, está tentando mudar o rumo da história de muitas crianças.

Segundo o professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Minas gerais Vítor Haase, a tendência é a de que os filhos reproduzam em suas relações o mesmo comportamento dos pais, por isso foi desenvolvido um projeto com 40 alunos de graduação de psicologia desenvolveram o modelo de intervenção da violência no Ambiente familiar e Escolar, projeto em execução  há quase dois anos em duas das maiores favelas da capital mineira ( jornal do Brasil 19/11/2000)  .

A delegada Darli Rafael declara que é papel imprescendível auxiliar as mulheres agredidas. Os dados informam que em agosto de 98 foram registrados 1031 delitos praticados contra a família. Em 99 foram 1360 e agora em 2000, foram 1707. Isto significa um aumento de 31,91% de 99 para 2000. ( pesquisa folha do boqueirão 04/10/99). Uma pesquisa feita pelo Jornal o Estado do Paraná em Curitiba que reflete o clima que vive as grandes metrópoles, sendo que Curitiba é  umas das menos violenta  de acordo com a pesquisa 1.321 ônibus foram depredados nas ruas de Curitiba este ano. Os educadores dizem que o âmago dessa crise se origina dentro de casa

O Divórcio
A separação de um casal quase sempre é muito sofrida: são muitos sonhos que se perdem, é um projeto de vida que deixa de existir, são mágoas e ressentimentos que crescem a cada segundo, os filhos são os que mais sofrem com a separação dos pais. Não dá para ser “pós- moderno” e dizer que, para os filhos, tanto faz se os  pais estão juntos ou não.

Sim, para os filhos há uma grande diferença entre crescer com a presença dos pais sob o mesmo teto, crescer com a presença dos dois de forma alternada ou crescer com a presença de um só deles.

A terapeuta americana Judith S. Wallerstein ouviu os relatos das experiências de 131 filhos de pais separados. A da infância à idade adulta. Judith comparou as trajetórias de seus entrevistados com as de integrantes de famílias intactas e chegou a conclusão de que, ao contrário do que pregam os arautos da “nova família”, o divórcio faz mal, sim, as crianças e jovens. As conseqüências do divórcio afetam a trajetória natural da vida   os filhos “a maioria dos filhos do divórcio atribui à separação dos pais grande parte de seus insucessos nos relacionamentos amorosos. A imagem negativa do casamento leva muitos a fazer péssimas escolhas e a fugir de compromissos”, salienta a terapeuta.( Pesquisa revista veja 13/12/2000)

Nos próximos capitulos, vamos consultar o manual do Fabricante, o Mentor da família, aquele que conhece todos os dramas da família, e sabe como fazer com que a família volte ao seu projeto original.

Tenho uma boa noticia para você. A crise é a oportunidade que você tem para reconstruir com esperança. Ela pode destruir uma família, mas também pode  fazer com que as coisas ruins sejam acertadas mediante o esforço de cada cônjuge. Este livro não veio em sua mão por acaso. Deus vai usar como uma ferramenta para moldar sua casa, seu temperamento.

Leia esse livro com o coração aberto, esteja pronto a conhecer os princípios que Deus tem para você e sua família. Possivelmente a crise está instaurada e seu lar e você tenha desanimado.
Administrando a crise (sobrou alguma coisa?)
Pode ser que você ao ler este livro esteja pensando:  “É a ultima coisa que eu vou tentar, se isto não der certo, desisto” Se esse é o seu pensamenro eu quero lhe dizer que; este livro não tem soluções mágicas, nem tem esta proposta, porque não existe família perfeita, e nada vai acontecer em sua vida se não existir uma firme determinação de tua vontade, para por em pratica os princípios aqui ensinados.

A Bíblia é a nossa regra de fé, e por ela devemos seguir. O Salmo 119 nos diz “Lâmpada para os meus pés, e luz para os meus caminhos”. Faça as avaliações? Sobrou alguma coisa? Sim, você está lendo essa mensagem , portanto você tem fé no teu coração, e esse é o material da reforma de tua vida familiar. A fé pode remover montanhas. Quando Jesus nos ensinou, que a “fé remove montanhas”,  estava se referindo a situações que aos olhos humanos é impossível. Evidentemente que Jesus não estava ensinando os seus discípulos a mudar a situação geográfica da Palestina. O que Ele estava se reportando a situações tão sólidas e resistentes como montanhas em nossa vida, mas fé pode remover essas montanhas para dentro do mar.

Tenha limites em teus desejos
Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém, já  disse o Apóstolo Paulo referindo-se aos desejos que afloram no nosso conciente. O desejo de ter. Há uma relação do “ter”com o “ser”como se fosse necessário “ter”para “ser”. A vida nos ensina que  “ser”é mais importante do que “ter”.  Num mundo onde você vale o quanto pesa,o desejo de obter sucesso a qualquer preço se tornou uma obsessão para muitos. O Apóstolo Paulo diz o que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Ter dinheiro não é errado, mas condicionar a vida como se tudo dependesse dele é errado. Relacionamentos sinceros não se compram com dinheiro. Amizades verdadeiras se conquista. O valor da verdadeira amizade é o maior tesouro que um homem ou uma mulher pode receber na vida. Você não precisa ter mil coisas para ser feliz. Para ser feliz, é necessário não deixar se dominar por  algumas coisas. O que conta realmente nessa vida é o que nos realiza como seres humanos. A beleza interior é a saúde da alma. Estabeleça critérios para se obter coisas. Os desejos são o apetite do coração se você cuidar do coração ele te dará sábia direção ( Provérbios 4:23).

A grande  verdade a respeito disso é que cada dia deve ser vivido com o desejo de viver bem com o próximo e estar de bem com a vida e satisfeito com as conquistas realizadas no dia de ontem que se foi. O dia de hoje representa novas conquistas. A vida faz com que você mate um leão por dia. É impossível prever quanto tempo iremos viver, mas é possível viver remindo o tempo, para que ele não te mate.

Evite a escalada da discussão
Não vá para a cama aborrecido
Ria dos seus aborrecimentos
Concorde com a discordância
Ponha as coisas na perspectiva correta
Faça as pazes com as briguinhas
Mais ação menos palavras
Aceite as pessoas como elas são
Faça o orçamento doméstico
Tenha reunião de família
A importância do culto doméstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário