Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As Conseqüências das Crises Familiares

















Porque a toxicomania está sendo considerada o mal do século?  Em 1987 eu tive a oportunidade de dirigir uma instituição para recuperação de jovens toxicômanos. Foi uma experiência muito gratificante em, meu ministério.

A maioria dos jovens que ministrei naquela casa de recuperação não conseguiram administrar crises relacionados com seus pais, utilizando a droga como meio de fuga para resolver seus problemas  familiares.

Esses conflitos familiares que a princípio podem parecer normais (e o seriam se fossem encarados assim desde a tenra idade) podem gerar traumas, desavenças incompreensão, falta de diálogo, distanciamento entre os componentes da família, com as mais terríveis e inesperadas conseqüências.

As drogas têm sido uma forma de fuga da juventude de nossos dias, através das quais, grande parte busca esquecer ou confrontar seus problemas que, de uma ou outra forma, tiveram origem em um lar.(Os problemas familiares que não são resolvidos em casa causam o efeito cascata na maioria dos jovens.

Um estudo divulgado pelo The National Institutes  oh healt, Education & Behavior. Bruce Simons-Morton, um dos autores do estudo, disse que as companhias exercem a mais poderosa influência sobre os jovens com relação aos vícios. “Nas sexta, sétima ou oitava séries, os jovens têm nove vezes mais chance de fumar e cinco vezes mais chance de beber se tem dois ou mais amigos com esses hábitos”afirmou Simons-Morton, que estuda há anos questões sobre juventude e saúde.

O estudo também descobriu que a simples associação com fumantes ou pessoas que bebem exerce uma influência ainda mais forte do que se alguém oferece cigarro ou bebida para um adolescente. Os resultados do estudo estão baseados em dados coletados por uma investigação confidencial sobre fumo e bebida, realizado com 4,2 mil adolescentes de sexta e sétima séries.

Os autores do estudo disseram que os pais podem fazer várias coisas  para reduzir tais coisas para reduzir tal risco. É importante que os pais estejam envolvidos na vida de seus filhos, conhecer seus problemas, respeitar suas opiniões e ouvir suas idéias. (Gazeta do Povo 25 de Janeiro)

Violência doméstica
A violência doméstica tem preocupado os educadores, pois ela se acentua cada década. Desde o espancamento físico até as caras e bocas que marcam as agressões verbais que as vezes marcam mais do que uma violencia física.

A violência doméstica está sendo monitorada pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) um projeto dedicado a pais e filhos carentes, vítimas de desavenças familiares geradas por desemprego e alcoolismo, está tentando mudar o rumo da história de muitas crianças.

Segundo o professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Minas gerais Vítor Haase, a tendência é a de que os filhos reproduzam em suas relações o mesmo comportamento dos pais, por isso foi desenvolvido um projeto com 40 alunos de graduação de psicologia desenvolveram o modelo de intervenção da violência no Ambiente familiar e Escolar, projeto em execução  há quase dois anos em duas das maiores favelas da capital mineira ( jornal do Brasil 19/11/2000)  .

A delegada Darli Rafael declara que é papel imprescendível auxiliar as mulheres agredidas. Os dados informam que em agosto de 98 foram registrados 1031 delitos praticados contra a família. Em 99 foram 1360 e agora em 2000, foram 1707. Isto significa um aumento de 31,91% de 99 para 2000. ( pesquisa folha do boqueirão 04/10/99). Uma pesquisa feita pelo Jornal o Estado do Paraná em Curitiba que reflete o clima que vive as grandes metrópoles, sendo que Curitiba é  umas das menos violenta  de acordo com a pesquisa 1.321 ônibus foram depredados nas ruas de Curitiba este ano. Os educadores dizem que o âmago dessa crise se origina dentro de casa

O Divórcio
A separação de um casal quase sempre é muito sofrida: são muitos sonhos que se perdem, é um projeto de vida que deixa de existir, são mágoas e ressentimentos que crescem a cada segundo, os filhos são os que mais sofrem com a separação dos pais. Não dá para ser “pós- moderno” e dizer que, para os filhos, tanto faz se os  pais estão juntos ou não.

Sim, para os filhos há uma grande diferença entre crescer com a presença dos pais sob o mesmo teto, crescer com a presença dos dois de forma alternada ou crescer com a presença de um só deles.

A terapeuta americana Judith S. Wallerstein ouviu os relatos das experiências de 131 filhos de pais separados. A da infância à idade adulta. Judith comparou as trajetórias de seus entrevistados com as de integrantes de famílias intactas e chegou a conclusão de que, ao contrário do que pregam os arautos da “nova família”, o divórcio faz mal, sim, as crianças e jovens. As conseqüências do divórcio afetam a trajetória natural da vida   os filhos “a maioria dos filhos do divórcio atribui à separação dos pais grande parte de seus insucessos nos relacionamentos amorosos. A imagem negativa do casamento leva muitos a fazer péssimas escolhas e a fugir de compromissos”, salienta a terapeuta.( Pesquisa revista veja 13/12/2000)

Nos próximos capitulos, vamos consultar o manual do Fabricante, o Mentor da família, aquele que conhece todos os dramas da família, e sabe como fazer com que a família volte ao seu projeto original.

Tenho uma boa noticia para você. A crise é a oportunidade que você tem para reconstruir com esperança. Ela pode destruir uma família, mas também pode  fazer com que as coisas ruins sejam acertadas mediante o esforço de cada cônjuge. Este livro não veio em sua mão por acaso. Deus vai usar como uma ferramenta para moldar sua casa, seu temperamento.

Leia esse livro com o coração aberto, esteja pronto a conhecer os princípios que Deus tem para você e sua família. Possivelmente a crise está instaurada e seu lar e você tenha desanimado.
Administrando a crise (sobrou alguma coisa?)
Pode ser que você ao ler este livro esteja pensando:  “É a ultima coisa que eu vou tentar, se isto não der certo, desisto” Se esse é o seu pensamenro eu quero lhe dizer que; este livro não tem soluções mágicas, nem tem esta proposta, porque não existe família perfeita, e nada vai acontecer em sua vida se não existir uma firme determinação de tua vontade, para por em pratica os princípios aqui ensinados.

A Bíblia é a nossa regra de fé, e por ela devemos seguir. O Salmo 119 nos diz “Lâmpada para os meus pés, e luz para os meus caminhos”. Faça as avaliações? Sobrou alguma coisa? Sim, você está lendo essa mensagem , portanto você tem fé no teu coração, e esse é o material da reforma de tua vida familiar. A fé pode remover montanhas. Quando Jesus nos ensinou, que a “fé remove montanhas”,  estava se referindo a situações que aos olhos humanos é impossível. Evidentemente que Jesus não estava ensinando os seus discípulos a mudar a situação geográfica da Palestina. O que Ele estava se reportando a situações tão sólidas e resistentes como montanhas em nossa vida, mas fé pode remover essas montanhas para dentro do mar.

Tenha limites em teus desejos
Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém, já  disse o Apóstolo Paulo referindo-se aos desejos que afloram no nosso conciente. O desejo de ter. Há uma relação do “ter”com o “ser”como se fosse necessário “ter”para “ser”. A vida nos ensina que  “ser”é mais importante do que “ter”.  Num mundo onde você vale o quanto pesa,o desejo de obter sucesso a qualquer preço se tornou uma obsessão para muitos. O Apóstolo Paulo diz o que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Ter dinheiro não é errado, mas condicionar a vida como se tudo dependesse dele é errado. Relacionamentos sinceros não se compram com dinheiro. Amizades verdadeiras se conquista. O valor da verdadeira amizade é o maior tesouro que um homem ou uma mulher pode receber na vida. Você não precisa ter mil coisas para ser feliz. Para ser feliz, é necessário não deixar se dominar por  algumas coisas. O que conta realmente nessa vida é o que nos realiza como seres humanos. A beleza interior é a saúde da alma. Estabeleça critérios para se obter coisas. Os desejos são o apetite do coração se você cuidar do coração ele te dará sábia direção ( Provérbios 4:23).

A grande  verdade a respeito disso é que cada dia deve ser vivido com o desejo de viver bem com o próximo e estar de bem com a vida e satisfeito com as conquistas realizadas no dia de ontem que se foi. O dia de hoje representa novas conquistas. A vida faz com que você mate um leão por dia. É impossível prever quanto tempo iremos viver, mas é possível viver remindo o tempo, para que ele não te mate.

Evite a escalada da discussão
Não vá para a cama aborrecido
Ria dos seus aborrecimentos
Concorde com a discordância
Ponha as coisas na perspectiva correta
Faça as pazes com as briguinhas
Mais ação menos palavras
Aceite as pessoas como elas são
Faça o orçamento doméstico
Tenha reunião de família
A importância do culto doméstico

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Traição: Você conhece essa dor?










A traição é um risco que corremos ao dividir a vida com alguém. Ela pode ocorrer em qualquer tipo de relacionamento: amizade, parentes, profissionais, amorosos.
A traição em geral, ocorre quando depositamos expectativa ou confiança em alguém, e, de má fé, de forma desleal, baseada em mentiras, encoberta com falsidade somos enganados, desapontados, decepcionados e golpeados de forma inesperada.
Quem nunca foi traído? Quem não conhece a dor da traição? Seja por um amigo (a), namorado (a), esposa, marido, irmão, colegas de trabalho, familiares, etc? A traição mata os relacionamentos mais lindos dessa vida; destrói a confiança. A traição dói, fere, machuca, é como uma faca afiada que despedaça de uma vez um relacionamento que foi construído aos poucos, muitas vezes, que levou anos.
A traição, de um modo geral, é uma epidemia de proporções alarmantes, e essa epidemia tem se alastrado a cada dia, principalmente na área conjugal . Tem sido o principal motivo de casamentos desfeitos, lares desestruturados, famílias destruídas. É por conta dessa triste realidade que as pessoas estão tão inseguras e desconfiadas hoje em dia.
O amor tem se esfriado, as pessoas tem se tornado inseguras, instáveis, ressabiadas, desconfiadas.A realidade é que com toda podridão, vulgaridade e banalização do amor que temos visto, o medo da traição tem atacado igualmente homens e mulheres.
Tenho me assustado com o grau de casamentos desfeitos pela traição. Essa semana um pastor compartilhou como anda a cidade Medina (divisa de Minas com Bahia) , uma cidade completamente desestruturada pela prostituição, adultério e divórcios. Ele tem tido dificuldade de encontrar uma família estruturada para auxiliar nos ministérios da igreja. Em todos os lares, as famílias vivem a experiência do 3º ou 4º casamento com filhos fora dos laços do matrimônio, filiação bastardia ou adulterina.
Para a maioria das pessoas, a traição está somente ligada ao sexo, à ação de uma namorada (o), esposa ou marido infiel. No entanto, a traição está operando em uma escala muito maior do que apenas no aspecto sexual, pois ela começa de forma lenta através da cobiça, do envolvimento afetivo e às vezes sentimental.
O casamento é uma instituição formada por Deus para trazer felicidade e PLENA realização do homem e da mulher, e, é de se preocupar ao ver as sérias mutações que estão ocorrendo. A bíblia considera como adultério a violação dos votos do casamento. Podemos ter a certeza que, a desconfiança reina em um casal que não obedece às orientações de Deus em sua integralidade.
Nunca vivemos em uma época em que a liberdade de escolher o cônjuge ou namorado fosse tão ampla, e, ainda assim os índices de traição são consideravelmente maiores. Acontece que perdemos os critérios, perdemos os valores, perdemos as referências de um lar estável, escolhemos precipitadamente alguém e pensamos que essa pessoa suprirá o vazio do nosso coração. Vivemos a era do descartável, a nossa mentalidade é “se não der certo, termina” , são os namoros just for fun, e isso é uma defraudação emocional conosco e com o próximo, pois, ao nos relacionarmos com alguém deixamos ‘marcas’ de nós naquela pessoa.
Quando entramos em um relacionamento fazemos um compromisso de fidelidade (seja amizade, namoro, noivado, ou casamento). A verdade é que qualquer tipo de traição dói muito, deixa marcas profundas. A traição, está diretamente ligada à falta caráter de uma pessoa, razão pela qual, ela tem perdão (é o que a Bíblia ensina), mas a possibilidade de reconciliação é opcional. A única carta magma de Deus para o divórcio é o adultério.
A Bíblia registra vários casos de traição, e todos levaram a queda, todos tiveram drásticas conseqüências.
Jesus sentiu a dor de ser traído. Ele jantava com um amigo que lhe trairia (veja Mc14.18). Judas traiu Jesus no momento mais difícil de sua vida. Jesus suportou e perdoou aquela infidelidade, Ele queria nos mostrar como lidar com a traição seja qual for o grau de sofrimento que ela nos cause; no caso de Jesus a traição de Judas resultou em Cruz..
Gosto muito do exemplo de José, homem integro, foi traído friamente por seus irmãos, posto no poço e vendido como escravo, para depois ser concedido a Potifar, e, outra vez, ser maliciosamente traído por sua esposa. Foi posto na prisão, fez amizade com o coopeiro do rei e mais uma vez conheceu o beijo da traição pois aquele homem quebrou a promessa feita na prisão e se esqueceu de José. Imagina a agonia, a dor, a aflição de José.
Portanto,anima-te, querido leitor, se a dor da traição tiver feito parte da sua vida, apesar da infidelidade humana que podemos ser vitimas algum dia, Deus é fiel e nunca muda. Os anos passaram e José foi lembrado pelo Senhor e exaltado ao trono do Egito.
Superamos a traição ao reconhecermos a fidelidade do Espírito Santo em nossas vidas, só assim poderemos permanecer emocionalmente saudáveis e estáveis.
O conforto que encontramos na Palavra de Deus a respeito da traição, é que Ele pode mudar qualquer quadro. Ele deseja operar em nossas vidas com poder e Graça. Caso contrário, se continuarmos por conta própria lutando para a restauração emocional ou familiar diante de uma traição estaremos fadados ao fracasso.
Deus continua sendo o ÚNICO capaz de mudar as histórias e curar feridas. Acredito que Deus sonha com relacionamentos saudáveis. Deus é especialista em transformar fracassos em triunfo.
É preciso ser honesto, lembrar que tudo que plantamos vamos colher. Diante de uma traição mantenha-se firme em seus princípios e valores, ainda vale a pena acreditar na fidelidade.
Tudo na vida, deve servir de aprendizado; sabemos que mesmo do pior mal Deus sabe tirar algum bem para os que O amam.
DEUS que nunca nos decepciona e deseja moldar-nos dia a dia para que sejamos parecidos com seu Filho, só ELE tem o manual de um bom proceder humano.
Para não sermos alvos dessa situação, como diz o ditado da vovó: “ melhor PREVENIR que REMEDIAR”. Como prevenir? Sendo submissos ao Senhor pedindo-lhe orientação e discernimento diante das pessoas que surgirem em nosso caminho. Lembre-se: Jesus foi traído com um BEIJO.
Nunca deixe alguém roubar de você aquilo que JESUS morreu para lhe dar: Alegria, PAZ, esperança, vitória, estabilidade, liberdade, segurança e constância.
O relacionamento errado do homem com DEUS gera uma degradação de relacionamentos humanos. Se não tivermos um relacionamento correto com DEUS provavelmente não encontraremos satisfação e contentamento em nenhum outro relacionamento humano.
Onde há Deus, há esperanças, Ele é a receita para os relacionamentos saudáveis.
Escrevo naquEle que nunca nos decepciona e é sempre fiel.

Intimidade sexual no casamento



















A intimidade sexual é limitada ao matrimônio. Somente nesta condição ela é aceita e abençoada por Deus. Mediante o casamento, marido e mulher tornam-se uma só carne, segundo a vontade de Deus. Os prazeres físicos e emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados por Deus e por Ele honrados?. 


UMA SÓ CARNE
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gêneses 2. 24 

Deus presenteou Adão e Eva com o matrimônio. Eles foram criados perfeitos um para o outro. O casamento não foi uma conveniência, tampouco foi criado por qualquer cultura. Ele foi instituído por Deus e possui três aspectos básicos: (1) o homem deixa seus pais e, em ato público, promete-se a si mesmo à sua esposa; (2) o homem e a mulher são unidos, assumindo responsabilidades pelo bem-estar mútuo e amando um ao outro antes das outras pessoas; (3) ambos tornam-se um na intimidade e no comprometimento de união sexual que são reservados para o casamento. Casamentos sólidos incluem estes três aspectos. 

MANTENHA O LEITO CONJUGAL PURO
Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.
Hebreus 13. 5 
Respeitar o casamento, seus votos sagrados e sua intimidade física é um outro aspecto da vida santificada à qual Deus chama o seu povo. O ?leito sem mácula? é um eufemismo para a intimidade e as relações sexuais entre o marido e a esposa. Ao contrário do estilo de vida sexualmente promíscuo do mundo, o alto padrão de Deus para a sexualidade humana consiste na pureza e na fidelidade. A união e a intimidade sexual são reservadas para o casamento, e Deus as considera como honradas e puras. A intrusão sexual de uma terceira pessoa na relação do casamento a contamina, e é condenada por Deus. 

A fim de prevenir-se contra a imoralidade sexual, Deus ordenou o sagrado relacionamento do matrimônio. SEM MÁCULA contém mais do que uma aprovação do relacionamento conjugal, mas também vincula a responsabilidade do casal de preservar sua intimidade das práticas perversas e degradantes de uma sociedade lasciva. 

DESFRUTE DA INTIMIDADE SEXUAL
O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. - A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. ? Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
I Coríntios 7. 3 a 5 

Estes são versículos notáveis porquanto revelam pontos de vista que parecem estar muito adiantados para o seu tempo: uma saudável percepção da sexualidade da mulher, e a compreensão da completa igualdade existente entre um homem e uma mulher, na área mais íntima de seu relacionamento. As Escrituras não dão qualquer apoio à noção de que as relações sexuais visam unicamente o aprazimento do marido. 

A relação sexual é uma expressão íntima de afeição entre marido e esposa. O apóstolo sublinha sua importância no casamento declarando aquilo que, na verdade, é um dever: o marido deve estar disponível para sua esposa quando ela desejar, e a esposa, para seu esposo quando ele desejar. 
Dentro do casamento, a união sexual é natural, saudável e prazerosa, não somente durante um momento, mas durante toda a vida conjunta. 

O LIVRO DE CANTARES
Cantares é uma canção de amor que honra o matrimônio. As alusões mais explícitas sobre sexo na Bíblia podem ser encontradas neste livro, que, muitas vezes, tem sido criticado por causa da linguagem sensual empregada pelo escritor. Contudo, a pureza e a santidade do amor representado nele são muito necessárias nos dias de hoje, nos quais o amor, o sexo e o casamento são banalizados. Deus criou o sexo e a intimidade; mas para serem desfrutados dentro do casamento. Um marido e uma esposa honram a Deus quando se amam e desfrutam um do outro 

AME E SEJA FELIZ
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.
Cantares 1. 2 

Essa vívida descrição de um relacionamento amoroso começa com a figura do próprio amor, que é ?melhor do que o vinho?; faz com que aqueles que se amam sejam felizes. O texto em Atos 10. 9-16 nos ensina que não devemos interpretar mal ou chamar de comum aquilo que Deus criou e purificou. Podemos desfrutar o amor. Deus o criou como um presente para nós e um deleite para todos os nossos sentidos. (beap)

TENHA TEMPO PARA SEU CÔNJUGE
Aparecem flores na terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. - A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham sua fragrância. Levante-se, venha, minha querida; minha bela, venha comigo.
Cantares 2. 12 e 13 

Aqueles que se amam celebram sua alegria na criação e em seu amor. Deus criou o mundo, a beleza da natureza, presenteou-nos com o amor e o sexo e nos deu os sentidos para que desfrutemos deles. Nunca deixe os problemas, os conflitos ou as assolações do tempo arruinarem sua capacidade de alegrar-se com os presentes de Deus. Tenha tempo para desfrutar aquilo que Deus criou. (beap)

PERTENCER E SER DESEJADA
Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja. 
Cantares 7.10 Ver 7 a 13
Quando o relacionamento amadurece, deve haver mais amor e liberdade entre os cônjuges. Aqui, vemos que a jovem tomou a iniciativa de convidar seu esposo para o amor. Muitas culturas têm estereótipos sobre o papel que o homem e a mulher devem desempenhar no ato sexual. Porém a segurança do verdadeiro amor dá a ambos os cônjuges a liberdade de tomar a iniciativa de exprimir seus sentimentos e desejos. (beap)

PERTENCER UM AO OUTRO
Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.
Cantares 6.3a 

O amor que os dois enamorados têm um pelo outro é genuíno e fiel. Não há desejo nem espaço para outra pessoa. No casamento, deve haver tal amor mútuo e dedicação, que a fidelidade conjugal seja da máxima importância na vida do casal. 

ELOGIE SEMPRE O SEU CÔNJUGE
Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito. 
O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém
Cantares 4. 7 e 5. 16; ver 4.1 a 7 e 5.10 a 16

Como espectadores, é possível que fiquemos embaraçados ao ler estas passagens em que os amantes expõem sua intimidade. No êxtase de seu amor, eles se elogiam mutuamente, usando belas imagens. Suas palavras podem ser estranhas para os leitores de uma cultura diferente, porém o intenso sentimento de amor e de admiração são universais. Comunicá-los através de palavras e ações fortalecem qualquer relacionamento. 


REFLETINDO:

SEXUALIDADE, UM DOM DO CRIADOR: Embora a palavra ?sexo? não apareça na Bíblia, a linguagem bíblica descreve o plano de Deus para o comportamento sexual humano, inclusive para a geração de uma descendência e para o prazer sexual no casamento. O sexo foi planejado pelo Criador como um presente especial, que permite ao marido e à esposa expressarem sua unidade em amor íntimo e exclusivo e compartilhar do plano dele para a procriação. Os impulsos sexuais são dados por Deus como um meio de atingir o êxtase natural mais elevado que o corpo humano pode experimentar. 

CÔNJUGES: Aprendam a arte perdida do amor verbal. Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a.
Entenda e creia que o Senhor continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como ?muito bom? e o abençoa.
Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjuge acima das virtudes de outros.
Reserve momentos regulares, periódicos, com seu cônjuge para revigorar e renovar o romance em seu casamento.